Vantagens e desvantagens do velho novo PV

Previsto inicialmente para ser entregue em agosto de 2010, depois para dezembro, o novo PV, como toda obra da gestão “Fortaleza Bela”, acabou não ficando pronto a tempo. Começaria o campeonato estadual 2011 e a grande dúvida: onde abrigar a maior torcida do estado? Não houve qualquer iniciativa da diretoria para regularizar o Carlos de Alencar Pinto, o estádio do clube, que hoje é utilizado como CT, pelo simples fato de 5 mil lugares não serem suficientes. A opção de jogar no interior, como no ano passado, não foi uma boa experiência. O bom senso e a boa vontade do então Secretário de Esportes, Ferrúcio Feitosa, resolveu a questão postergando o fechamento do Castelão, onde o Mais Querido ainda vem mandando os seus jogos. Felizmente o pior já passou.

Finalmente teremos o novíssimo estádio municipal Presidente Vargas reinaugurado e liberado para jogos ainda durante o segundo turno do Campeonato Cearense. Sim, o campeonato deste ano. Apesar de todos os transtornos, do alto custo e dos atrasos nas obras, teremos um belo estádio de altíssimo nível, embora pequeno para a gigantesca nação alvinegra: apenas 20 mil lugares. Ainda assim, a notícia é excelente! Se não, vejamos.

No dia 27 de março, após o jogo Ceará X Fortaleza, pelo segundo turno do estadual, o nosso Castelão, um gigante com a cara e a grandeza da torcida alvinegra, será interditado para as reformas visando a Copa do Mundo de 2014. A partir de então o Ceará mandará seus jogos no moderníssimo PV. Serão jogos pelo Cearense, Copa do Brasil, Brasileirão Série A e Sul-Americana, só para citar os principais. E aí, jogar no PV será bom ou ruim?

Analisando como cidadão cearense e orgulhoso por morar na cidade mais linda do Brasil, sede da Copa do Mundo de 2014, seria pequenez da minha parte reclamar da transferência provisória dos jogos do Ceará do Castelão para o Presidente Vargas. Sim, financeiramente, acredito que o meu clube terá uma considerável redução nas receitas de bilheteria. Basta lembrar que a nossa média de público no Brasileirão 2010 foi acima de 23 mil pagantes por jogo. No novo e confortável PV, essa média obrigatoriamente cairá para 18 mil. Isso sem falar nos jogos da Copa do Brasil, onde já tivemos várias vezes público superior a 55 mil pagantes e na Sul-Americana, onde certamente chegaríamos aos 60 mil. Vamos ter que nos acostumar com 20 mil por jogo, essa é a nova realidade, mas tudo por uma boa causa. Em breve, teremos 2 moderníssimos estádios e uma Copa do Mundo sendo realizada aqui, por uma feliz coincidência, no ano do Centenário do clube mais popular do Estado.

Se por um lado as receitas com vendas de ingresso terão queda, a diretoria contra-ataca com outras ações para fortalecer as finanças do clube. A quitação das dívidas trabalhistas, o lançamento de novas modalidades de sócios, o fortalecimento do Novo Conselho Deliberativo, a inauguração de novas lojas oficiais e o aumento do número de produtos licenciados são apenas alguns exemplos da profissionalização do Ceará Sporting Club. Ou seja, continuaremos crescendo independente de mandar jogos no Castelão ou no PV.

Em tempo: embora financeiramente não seja tão atraente a troca do Castelão pelo PV, é bom ressaltar algumas vantagens. A torcida terá muito mais conforto, a localização é privilegiada, é perto de todo mundo, inclusive de Porangabuçu. E o melhor, será o nosso alçapão, a torcida ficará bem próxima do campo, o PV será um verdadeiro caldeirão, e os adversários sentirão isso.

Só espero que o tiro não saia pela culatra, temos que apoiar sempre, do contrário a pressão poderá ser prejudicial ao nosso próprio time. E não custa lembrar, jamais atirar objetos no gramado! Teremos um estádio de primeiro mundo, precisamos ser uma torcida de primeiro mundo também.

Saudações Alvinegras e até a próxima!

Deixe um comentário